segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Semana de 31 de agosto e 04 de setembro de 2009

Agora eu também sou aluno!

Perdoem-me o atraso nas postagens, mas, entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro estive em semana de provas no curso técnico que eu faço em Manhuaçu, logo, não tive tempo de atualizar o blog. Tem que ser dito uma verdade, não é nada fácil fazer uma prova, tive duas, especificamente, muito trabalhosas - a de Algoritmo e a de Sitema Operacional - mas, como diria o velho filósofo: "entre mortos e feridos todos sobreviveram!"

5ª Série
Esta semana merece destaque o assunto erosão, que na minha opinião é a matéria mais interessante deste ano. Aprendemos os seus tipos básicos - eólica, fluvial, pluvial, nival, glacial e marinha - e as suas três fases - desgaste, trasporte e deposição. O foco da discussão foi o transporte, pois é nesta fase que nós seres humanos atuamos diretamente, ao retirarmos o obstáculo natural ao transporte, a vegetação.
Diversos estudos apontam para a diferença de perda de solo agricultável entre vários tipos de culturas, dentre elas destaque negativo para o algodão e o café, fato que explica a perda de mais de uma tonelada por hectare em ambos os casos, pois boa parte dos solos ficam expostas, favorecendo o transporte. Explicação para a necessidade constante de pesados investimentos em adubos e fertilizantes.

6ª Série
Terminamos de ver a Região Sudeste. Demos ênfase à economia da nossa região, que destaca-se na produção industrial, principalmente na Grande São Paulo, com concentrações de indústria de bens de consumo duráveis e não duráveis, metalúrgicas, e siderúrgicas,etc. Bem como, merece destaque também a concentração do setor comercial e administrativo em nossa região.
Fizemos também a introdução à Região Nordeste, a qual daremos prosseguimento nesta semana e nas duas seguintes, findando-se assim, a matéria do 3º bimestre.

7ª Série
Entramos de vez na América Anglo-Saxônica.
Comparamos o seu relevo ao da América do Sul e vimos que divide-se da mesma maneira que aqui, pois a porção Oriental é idêntica ao que vemos aqui, composta por planaltos antigos e montanhas bastante desgastadas e rebaixadas devido à intensa erosão. Na porção Central vastas planícies, bem como a por Ocidental é composta por grandes montanhas, a grande cordilheira das Montanhas Rochosas.
Vimos também a hidrografia local e a presença de um extenso sistema de lagos, Os Grandes Lagos. Os quais são interligados por eclusas e formam um hidrovia que ligam ao rio São Lourenço e daí ao oceano Atlântico.

8ª Série
Começamos o estudo de umas das regiões mais exóticas da Ásia - o Sudeste Asiático - e que apresenta uma vocação agrícola, assim como o vizinho Subcontinente Asiático, mas, com uma industrialização recente, seguindo o modelo do Extremo Oriente.
Nesta região encontra-se Cingapura, importante cidade-Estado, maior entreporto do mundo atual, um dos quatros Tigres Originais e, também, os Novos Tigres - Malásia, Indonésia, Vietnã e Tailândia.
É uma região com profundas desigualdades sociais, culturais e tecnológicas.
O "imenso abismo" que se abriu entre as classe média e a alta, ambas emergentes, das outras classes, mostra a pervesidade da exclusão do mundo moderno, assim como vista no Subcontinente Indiano e no magnífico filme ganhador do Oscar 2009 - "Quem quer ser um milionário?".

2º Ano
Apliquei revisão e dei uma "colher de chá" para vocês nas provas, já que eu passei um pouco de aperto, resolvi poupar-lhes!
Ressaltamos a idéia dos fatores locacionais industriais e a determinação da localização das indústrias hoje, assim, concluímos que independem em muito dos fatores citados anteriormente, já que a evolução nos transportes e nas telecomunicações propiciam à sua desconcentração.

3º Ano
Estes tomaram uma "caneca de chá". A prova tinha até associe colunas!!!!
Findamos com a comparação entre os modelos JK X Vargas.


Em tempo: deixo registrado meus pêsames para as famílias do rapazes envolvidos no acidente de sábado. Pedindo ao Arquiteto Superior que esteja acompanhando o nosso querido Tadeu, meu xará, irmão da professora Cristiane.

2 comentários:

Elizama Cesar disse...

Celso Furtado,buscou mostrar o dia de hoje mas "salvando" as idéias capitalistas depois da 2ª Guerra Mundial.Pois hoje tudo que buscamos é o crescimento nacional e internacional do comércio,da economia, transformando nosso estado de subdesenvolvimento em um país mais desenvolvido.
Ele também chama nossa atenção para vermos a realidade,pois enfrentamos uma grande necessidade de orientação num sentido igualitário com relação ao desenvolvimento, mas respeitando acima de tudo a cultura dos diversos povos.
grupo:Elizama,Daniela,Wesley.

Thamyres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.