skip to main |
skip to sidebar
5xPacificação
Atividade valendo nota sobre o Documentário "5x Pacificação"
Produção de texto crítico
O texto deve falar sobre a ocupação dos morros e favelas cariocas:
→ Como foi a ocupação territorial?
→ De que modo a ocupação deverá ser efetivada?
→ Explique as ações de estados que serão necessárias para tal fim.
2 comentários:
Trabalho da Larissa Pereira:
Favelas e morros cariocas foram sendo progressivamente ocupados, são agrupamentos de residenciais precárias sem legalidade, as faltas oportunidades, vidas difíceis que fizeram pessoas de outras regiões migrarem nesses locais, falência e outras situações trágicas. Situações de difíceis acessos á serviços, devido a elevada desqualificação da mão de obra, transporte com bastante restrições e dificuldade de locomoção, são situações presentes nas favelas e morros cariocas.
A opinião de muitas pessoas que vive nessas comunidades, é que, não basta o aparato das UPPs e a mudança de conduta dos policiais, é necessário que o Estado entre definitivamente nestas comunidades, com escolas, postos de saúde, sistema de água, esgotos e eletricidade, enfim que os morros e favelas estejam literalmente integrados á cidade e os moradores tenham vida digna.
O documentário 5x Pacificação, traz uma realidade, "a segurança e certa com a expulsão dos traficantes, mas, e os membros das milícias como agem? com a UPP, acabarão com aqueles corruptos da corporação policial? a UPP veio permitir que os tentáculos do Estado pudessem atuar na comunidade?" As UPPs não podem ser consideradas policia pública, ela é no máximo, uma politica do governo.
A regularizações das áreas ocupadas favelas e morros, é um importante instrumento de cidadania e de inclusão social a oportunidade de uma maior apropriações de valor econômico, pessoas de estes locais ter direito a igualdade, se preciso torna este um planejamento urbano. É um importante ponto para a efetivação, a especulação imobiliária, a efetivação não tem que ser olhada apenas como um direito de um teto, mas um abrigo seguro, com condições de saúde e habitabilidade adequadas, isto é, estudar as estratégias dessas estruturas, para a formação do espaço das favelas e morros cariocas, medidas higienistas da criminalização da pobreza atribuídas a estes espaços de moradia tornando com isso pessoas com dignidade.
O Estado tem que se intervir com segurança, quanto a sua permanência no local e garantir prestação regular de serviços públicos, pois são muitos os entraves legais e burocráticos para a efetivação da titulação da propriedade em áreas ocupadas irregularmente, o Estado tem que estabelecer procedimentos administrativos complementares que facilitem e reduzem os prazos processuais para a aquisição de imóvel situado.
Aluna: Larissa Pereira de Oliveira
3º 1, n.º34
Postar um comentário