terça-feira, 9 de julho de 2013

Trabalho do 3º I

 
 
A PRIMAVERA BRASILEIRA

No último mês, o Brasil vive um movimento popular que desde 1992 não ocorria nas ruas.
Popularmente conhecida como a "Revolta dos 20 centavos", ele ganhou proporções internacionais.

O que não se questiona aqui é legalidade ou não do movimento.  Isto faz parte de um Estado Democrático de Direito.  Mas sim se apenas uma única cidadã, no caso a chefe do executivo federal, deve responder por todos os rumos que o país deverá tomar.

Para responder a este questionamento devemos fazer uma autocrítica e reconhecer os processos históricos que ocorrem e ocorreram na política do país.  É possível modificar esse destino? Quais são os legados de governos anteriores? Será que arrumando um único culpado poderemos realmente resolver todo os problemas? Quais serão as possíveis soluções?

9 comentários:

GSG disse...

OPINIÃO da nossa equipe

O Brasil se calou diante de todas as situações que o poder deixou a desejar até os dias de hoje; corrupção, roubos, gastos extraordinários, falta de serviços básicos e etc.; mas o país acordou e foi as ruas exigindo os seus direitos, pois nem mesmo a imprensa era capaz de mudar certas situações que eram acobertadas por medo, e finalmente veio as ruas.

O poder se manifestou diante do ocorrido por meio das TVs, rádios...; prometendo um país melhor para a população democrática e exemplar, mas não adianta apenas falar bonito e prometer, pois como sempre, termina em nada ou quase nada!

Antes era quase impossível mudar o Brasil devido a Ditadura; mas hoje o país nos proporciona a liberdade de expressão, e sim, é possível mudar; a começar com quem colocamos no poder, sempre exigindo melhoras e principalmente reivindicando os nossos direitos, assim teremos apenas um destino, um país desenvolvido e com distribuição homogênea de renda sem corrupção; simplesmente um país melhor!
Os legados de governos anteriores, sem citar nomes, são apenas obrigações de um país sério onde todos são respeitados, do pobre ao nobre!
Quem tem culpa ou não, não resolveria tudo, pois é passado, o importante mesmo é o poder junto à população erguirem a cabeça e seguir em frente com o governo; e que os erros sirvam de lição para que nenhum outro problema venha a ocorrer!

Os impostos pagos pelos brasileiros hoje, são o suficiente para que o país cresça, se desenvolva e a população se sinta satisfeita com o que é proposto; para que ocorra, é inevitável a ajuda e influência da população para que o governo implante novas leis sérias o bastante para mudar a realidade vivida todos os dias, não podemos esquecer dos direitos de cada cidadão e serviços básicos como saúde, educação, segurança e moradia.
Seriedade e competência são as palavras chave para um novo país!

Questão adicional: Gastos com a copa do mundo!?

Não adianta chorar ‘’o leite derramado’’, o governo investiu 28 bilhões na copa, dinheiro o suficiente para mudar muito a realidade dos brasileiros que sofrem o dia todo no trabalho e lutam pelo pão de cada dia; mas o que o governo deve fazer diante disto é aproveitar da situação e fazer com que a copa traga uma rentabilidade para o país, ou seja, investimentos que tragam um retorno na copa, retorno este que pode muito bem ser multiplicado[(indústria, comércio, etc.) gera empregos] e investido para que toda a população seja beneficiada.

Grupo: Alice, Gabriel, Gustavo, Igor, Marcus Júnior.

Mtv2012 disse...

Poderíamos muito bem citar algumas manifestações ocorridas anteriormente no Brasil para reforçar qualquer tipo de explicação em torno da manifestação atual, porém, o "impeachment" do presidente Collor e as Diretas Já foram protestos com fins muito objetivos. Entretanto, a manifestação atual teve como "empurrão" o aumento de passagens no transporte viário que ocasionou uma grande insatisfação pública. A partir de tanta insatisfação começaram a surgir grandes manifestações nas principais capitais brasileiras, porém, o que era apenas uma insatisfação com relação a passagens se tornou uma revolta pública destinada a vários setores governamentais brasileiros. O Brasil a partir desse instante se reergueu, logo, surgiram manifestações por todo o país. O povo estava e ainda está indignado com saúde, educação, transporte, corrupção, inflação, custo de vida, impostos, entre outros. Os brasileiros que antes eram reconhecidos por alcançarem conquistas sem manifestação pública passaram a mostrar um lado que nenhum outro país conhecia. Todos foram às ruas lutar pelo direito de todo cidadão brasileiro, o Brasil virou manchete nacional e internacional, e o governo brasileiro e todos os partidos que compõe o mesmo notaram que os cidadãos brasileiros não se sentiam representados por nenhuma minoria que está no poder.
Nós, brasileiros mostramos quem somos e honramos a bandeira do nosso país cuja frase " Ordem e Progresso" não deixa nada a desejar se comparada as manifestações ocorridas, o povo brasileiro que estava cansado de pagar altos impostos para ter uma educação de baixa qualidade, hospitais sem leitos, falta de segurança nas ruas, e governantes vivendo no luxo com dinheiro público passou a querer participar da evolução do país não só quando se fala em futebol mas também quando se remete a outros fatores mais importantes que já foram citados. Muitos poderiam dizer que de nada adiantaria fazer uma manifestação com o objetivo de reduzir R$ 0,20 de passagens, hoje, porem, esse mesmo "trocado" representou o ápice do desejo da população em participar da politica do próprio país e do descontentamento com hipocrisia exacerbada que fluía naturalmente pelo governo brasileiro. Hoje, notamos que o governo escutou as manifestações e todo o desejo do povo para o bem do próprio país. Os governantes passaram a “voltar sua preocupação para o povo”, e estão agilizando várias reformas politicas para acalmar todas essas manifestações. A própria presidente Dilma Rousseff se apresentou em emissoras abertas para mostrar planos de reformas e melhorias em aspectos sociais e econômicos brasileiros. Além disso, ainda tentou explicar o alto faturamento em obras e reformas em estádios brasileiros afirmando que o dinheiro gasto em obras para a copa é na grande maioria do setor privado, mas, esqueceu-se de falar que o dinheiro do setor público está sendo emprestado para o setor privado a juros baixíssimos.
Acreditamos que a solução mais coerente para um Brasil melhor é passar a insistir num país melhor para o povo e não para uma minoria que nos governa. Assim como estava escrito em um cartaz na manifestação " País rico é aquele em que o rico anda de ônibus", o que não ocorre no Brasil pois há uma grande desigualdade econômica e social.
Tudo está seguindo um rumo que objetiva acalmar o povo brasileiro, entretanto devemos continuar questionando qualquer tipo de corrupção e insatisfação pública porque através das manifestações que ocorreram há pouco tempo mostramos que o povo brasileiro não se reserva somente aos estádios de futebol.

Equipe: Bruna Getulino; Geyse Mendes; Hiago Felipe; Rodrigo Dias

Mtv2012 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kaarol Cardoso' disse...

A maioria não luta somente por R$-0,20 centavos, mas sim por país que tinha educação, infra estrutura e saúde de qualidade, por isso protestam contra a corrupção.
A educação é um fator que muda a mentalidade de uma nação e sem educação não há desenvolvimento.
Poderia ser uma estratégia de governo manter um povo sem educação, para que a corrupção se espalhe, sem que haja interferência dos “bem estudados”.
Não há um único culpado, pois creio que se chegou a esse ponto, houve uma colaboração de cada um de nós, não podemos apontar este ou aquele como principal culpado, pois a Presidente, no entanto, como representante, não toma as decisões sozinha, é questão de um conjunto que as vezes favorece, ou não...
Em respeito aos legados anteriores, independente se foi bom ou ruim, das marcas que deixaram, ou dos aborrecimentos, cada qual gerou uma polêmica diferente, sem houve alguma insatisfação da população. Por exemplo a Diretas Já, foi um marco histórico, contou com o apoio de diversos políticos da época como, por exemplo, Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, José Serra, Mário Covas, Teotônio Vilela, Eduardo Suplicy, Leonel Brizola, Luis Inácio Lula da Silva, entre outros. Teve também a participação de artistas, jogadores de futebol, cantores, religiosos, etc.
É claro que alguns governos se destacam com algumas evoluções, mais a verdade é que nunca acharemos um político “ideal”, sempre vai ter um porém.
Com certeza é possível modificar esse destino começando de baixo... Começando do voto certo e consciente, pensando no futuro dos filhos e netos, na educação e saúde que eles terão, não se deixando influenciar. E, nós, como brasileiros, devemos insistir cada vez mais, em saber de tudo o que acontece, para que tudo seja feito com transparência.

Equipe: Elisa, Karoline, Larissa Pereira e Paloma. Ns.º 06, 21, 34, 28.

tvrg disse...

TG disse :
Opinião :

Vendo os recentes relatos exibidos pela mídia, o destino do nosso país não depende apenas das manifestações feitas durante a copa das confederações e sim nas urnas, pois não estamos lutando com duas ou três pessoas e sim com o governo em geral.
Primeiramente os principais culpados são aqueles que colocam todas essas pessoas representando o país, pois se eles estão no poder não é por indicação e sim votação. Não existe e nunca existirá apenas um culpado, por que são centenas de cabeças pensantes cada um com a sua função e com apenas um objetivo (um Brasil melhor para todos).

Hoje em dia falar em solução é falar em reformulação, em mudança, transparência, ética, começando pelas leis que gera o país.
O país precisa de gente nova, com novas idéias e com atitudes firmes e punições rígidas e acabar com essa historia que no Brasil tudo termina em pizza.
Os gastos com a copa do mundo deixou o povo brasileiro indignado, pois foram gastos algo em torno 28 bilhões de reais, quase três vezes mais que na Coréia em 2002, Alemanha 2006 e África 2010 e andando pelas ruas não vimos mudança alguma, pelo contrario a saúde e o transporte público está uma vergonha.
O pais tem que transformar todos esse gastos em investimentos, ou seja, a população não vai estudar no Mineirão, Mané Garrincha e nem no Maracanã e quando alguém ficar doente ninguém vai ir pra estes lugares, então o governo tem que tirar proveito destes gastos com turismo e outras fontes para que entre dinheiro no pais e estimule o crescimento do mesmo com novos empregos.
CONCLUSÃO
Vejo que não é possível mudar esse destino, uma vez que os efeitos da manifestação tem uma carga histórica de corrupção no Brasil.
não sendo um culpado apenas, seria possível sim se a população de votantes pensassem e refletissem sobre seu voto.
Nos governos passados houve também essas manifestações ,talvez não como as de hoje pois antes havia governos sobre a Ditadura
as pessoas não tinha o direito sobre o governo bem diferente do de Hoje

Não resolve o problema pois como já dito isso não é uma questão da política atual
isso é questão da má admistração em todos os setores administrativos dos governos do brasil.
não é questão de política atual.

possível solução , seria a população se conscientizassem da importância do seu voto
votar consciente.
e a política no Brasil ser mais transparente
o povo tomando ciência de tudo .

Tamires Santos, Géssica Soares
32 ; 13


thamires florenço disse...

*É possível modificar esse destino?
Sim a começar pelos políticos, indo até as pessoas com menos renda.
*Quais são os legados de governos anteriores?
GETÚLIO VARGAS:
O Governo Vargas utilizou a substituição de importações,permitindo substituir a importação de determinado produto.
GASPAR DUTRA:
O Governo Dutra instituiu o Plano Salte, destinando investimentos aos setores de saúde, alimentação, transportes,energia e educação.
JK :
Plano de Metas, tratava-se de um amplo programa de desenvolvimento que previa maciços investimentos estatais em diversos setores da economia, agricultura,saúde,educação,energia,transportes,mineração e construção civil.
JOÃO GOULART:
Propunha uma ampla reforma do sistema tributário, bancário eleitoral, a regulamentação dos investimentos estrangeiros e da remessa de lucros ao exterior,além da reforma agrária e de investimentos maciços em educação e saúde.
PERÍODO MILITAR:
Na Ciranda Financeira o governo emitia títulos públicos para capitar o dinheiro depositado pela população nos bancos como as taxas de juros oferecidas internamente eram muito altas, muitos empresários deixavam de investir no setor produtivo- o que aumentaria o PIB,geraria empregos e ativaria a economia- para investir no mercado financeiro.
JOSÉ SARNEY:
O Plano Cruzado entre as principais medidas destacavam-se a troca da moeda nacional- mil cruzeiros passaram a valer um cruzado-e o congelamento de preços e dos salários .
Planos Bresser e Verão todos com sérios problemas para serem postos em prática.
FERNANDO COLLOR:
O Plano Collor,baseado no confisco generalizado por 18 meses dos depósitos bancários em dinheiro superiores a 50 mil cruzeiros .
ITAMAR FRANCO:
O Plano Real permitiu controlar a inflação,foi lançado em março de 1994 e se baseava na paridade entre a nova moeda o real e o dólar.
FERNANDO HENRIQUE:
Os índices de crescimento econômico foram baixos e o desemprego continuou elevado, na casa de 10% da população economicamente ativa , ou seja,as pessoas ocupadas,mais a parcela de pessoas desocupadas que estão procurando trabalho.
LULA:
Brasil rejeita mudanças na lei do aborto
Política social dá nova cara à pobreza
.Combinação de transferência de renda e desenvolvimento alterou o quadro social brasileiro.
Desafio é manter crescimento.

Superar falhas na infraestrutura, qualificar mão de obra e atrair dinheiro externo são tarefas do novo governo.

Menos impostos e mais credibilidade; e

Criação do bolsa família



*Será que arrumando um único culpado poderemos realmente resolver todos os problemas?


Não,pois somos uma nação não vivemos só, ninguém é culpado por atos cometidos pelos outros,elegemos uma pessoa para nos representar e não para resolver nossos problemas, cada um tem que tomar sua cruz e todos juntos lutar para fazer que o nosso país se torne um lugar cada dia melhor e que para quem está de fora veja como o povo brasileiro tem força de vontade e não desiste nunca.



Quais serão as possíveis soluções?
Primeiramente o que move o país não é uma pessoa só mas o povo,se este tiver força de vontade,se souber respeitar e ouvir as opiniões dos outros , tudo se ajeita .
O Brasil é um lugar rico porém a economia é má distribuída .
O dinheiro dos impostos que pagamos são suficientes para investir em setores que vão nos trazer retorno e não em estádios,que são caríssimos ,mais na verdade o que ocorre é que a FIFA aluga o Brasil e o povo paga,devemos lutar pelo dinheiro sim pois na hora de pagar impostos ninguém nos perdoa, devemos nos juntar e chegar a um consenso cujo esteja bom para todos os lados.

Loaine Lopes 24
,Thamires Cristina 33
,Augusto Lopes 04
,Sinara da Silva. 31

thamires florenço disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
thamires florenço disse...

*É POSSÍVEL modificar esse destino?
SIM,BASTA APENAS O EMPENHO DOS POLITICOS E MAIS INFORMAÇÃO DA PARTE DA POPULAÇÃO ANTES DE IR PARA AS RUAS FAZENDO MANIFESTAÇÕES SEM INFORMAÇÃO SUFICIENTE.
*Quais são os legados de governos anteriores?
GETÚLIO VARGAS:
CARACTERIZOU-SE PELA INTRODUÇÃO DE INDUSTRIAS INTERMEDIARIAS AS CHAMADAS INDUSTRIAS DE BASE.TORNOU-SE UM LIDER POPULISTA,NACIONALISTA E SINDICALISTA DURANTE SEU GOVERNO INICIOU-SE A CAMPANHA PELA NACIONALIZAÇÃO DO PETROLEO.
GASPAR DUTRA
Investiu nos setores de saúde,educação,transporte,alimentação E energia,UTILIZOU TAMBEM O SEU GOVERNO A IMPORTAÇÃO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA INDUSTRIAS E hOUVE uma mudança da politica economica.
Juscelino Kubitschek :
Lançou o Plano de Metas, que tratava-se de um amplo programa de desenvolvimento que previa maciços investimentos estatais em diversos setores da economia, agricultura,saúde,educação,energia,transportes,mineração e construção civil.
JOÃO GOULART:
Propunha uma ampla reforma do sistema tributário, bancário eleitoral, a regulamentação dos investimentos estrangeiros e da remessa de lucros ao exterior,além da reforma agrária e de investimentos maciços em educação e saúde.
PERÍODO MILITAR:
Na Ciranda Financeira o governo emitia títulos públicos para capitar o dinheiro depositado pela população nos bancos como as taxas de juros oferecidas internamente eram muito altas, muitos empresários deixavam de investir no setor produtivo- o que aumentaria o PIB,geraria empregos e ativaria a economia- para investir no mercado financeiro.
JOSÉ SARNEY:
O Plano Cruzado entre as principais medidas destacavam-se a troca da moeda nacional- mil cruzeiros passaram a valer um cruzado-e o congelamento de preços e dos salários .
Planos Bresser e Verão todos com sérios problemas para serem postos em prática.
FERNANDO COLLOR:
O Plano Collor,baseado no confisco generalizado por 18 meses dos depósitos bancários em dinheiro superiores a 50 mil cruzeiros .
ITAMAR FRANCO:
O Plano Real permitiu controlar a inflação,foi lançado em março de 1994 e se baseava na paridade entre a nova moeda o real e o dólar.
FERNANDO HENRIQUE:
Os índices de crescimento econômico foram baixos e o desemprego continuou elevado, na casa de 10% da população economicamente ativa , ou seja,as pessoas ocupadas,mais a parcela de pessoas desocupadas que estão procurando trabalho.
LULA:
Brasil rejeita mudanças na lei do aborto
Política social dá nova cara à pobreza
.Combinação de transferência de renda e desenvolvimento alterou o quadro social brasileiro.
Desafio é manter crescimento.

Superar falhas na infraestrutura, qualificar mão de obra e atrair dinheiro externo são tarefas do novo governo.

Menos impostos e mais credibilidade; e

Criação do bolsa família


*Será que arrumando um único culpado poderemos realmente resolver todos os problemas?
Não,pois não depende só de um.
Quais serão as possíveis soluções?
Primeiramente o que move o país não é uma pessoa só mas o povo,se este tiver força de vontade,se souber respeitar e ouvir as opiniões dos outros , tudo se ajeita .
O Brasil é um lugar rico porém a economia é mal distribuída .
O dinheiro dos impostos que pagamos são suficientes para investir em setores que vão nos trazer retorno e não em estádios,que são caríssimos ,mais na verdade o que ocorre é que a FIFA aluga o Brasil e o povo paga,devemos lutar pelo dinheiro sim pois na hora de pagar impostos ninguém nos perdoa, devemos nos juntar e chegar a um consenso cujo esteja bom para todos os lados.
Equipe:
Amanda 2 Ana Paula 3 francielle 8 Gracilaine nayara 27 3I

Unknown disse...

Surgiu dos R$ 0,20 mas a revolta brasileira levou a população as ruas para reivindicar seus direitos pedindo uma pátria melhor para todos, com saúde, segurança, educação...A história do Brasil é bem complexa a começar com uma pátria onde não tinhamos direito de expressar a verdade sobre o poder, mas hoje isso é possível. Podemos modificar o destino do Brasil com a ajuda de nossa democrática população, que exige os seus direitos como cidadão. Podemos citar um movimento do passado chamado Diretas Já, que também exigiam um país melhor. O culpado de tudo é o conjunto de poder da época, e não apenas um, que manda e desmanda; até mesmo porque é preciso trabalhar em equipe para definir uma lei, por exemplo. O país gastou bilhões de reais na copa das confederações enqunto poderiam estar investindo nos serviços básicos para a população, por exemplo, saúde, educação, entre outros. Seria uma possível solução a participação de toda população exigindo rigorosas leis, e seus principais direitos de um país onde todos são tratados de forma igual.

Jenniffer, Larissa Pietra, Fernanda, Sabrina.